Uníversídade Aberta

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 21/05/2018 a 26/05/2018 às 23:59

Trata-se de uma série de atividades como: palestras, oficinas, debates, intervenções artísticas, entre outros destaques, que neste ano abordará o tema: "De Casa Grande & Senzala à Declaração Universal dos Direitos Humanos na sociedade contemporânea"

Site: http://uscs.edu.br/sites/ua/apresentacao-conceitual.html http://uscs.edu.br/sites/ua/apresentacao-conceitual.html

Descrição

Apresentação Conceitual

13° UNIVERSIDADE ABERTA 2018

"De Casa Grande & Senzala à Declaração Universal dos Direitos Humanos na sociedade contemporânea"

ESTIMADO(A) EDUCADOR(A)

Nesta oportunidade apresentamos e convidamos professores e estudantes de sua escola para participarem na 13ª edição do Projeto Universidade Aberta, com o título: "De Casa Grande & Senzala à Declaração Universal dos Direitos Humanos na sociedade contemporânea", a realizar-se entre 21 e 26 de maio de 2018, integrando o Programa PROEDUC, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

APRESENTAÇÃO CONCEITUAL

O projeto Universidade Aberta tem como característica reunir distintas linguagens artísticas em consonância com a produção e o debate acadêmico e, de forma transversal e multidisciplinar, integrar às distintas áreas do conhecimento para criar ambientes que estimulem a formação do pensamento crítico nos participantes, assim como trazer luz e referência para determinado tema em sua contemporânea pertinência.

A 13ª Edição do projeto Universidade Aberta, que traz como título: "De Casa Grande & Senzala à Declaração Universal dos Direitos Humanos na sociedade contemporânea", promoverá uma discussão multidisciplinar e transversal sobre os avanços civilizatórios desde a DUDH, que no ano de 2018 é celebrado os 70 anos de sua proclamação, à atual configuração da sociedadee seus desafios, tendo como fio condutor, a obra Casa Grande & Senzala de Gilberto Freyre, maior clássico da sociologia brasileira, que consagra a importância do indígena e do negro, junto ao português, no desenvolvimento racial e cultural brasileiro, um dos mais complexos do mundo, e assim, tratar das relações humanas, impactadas pelas transformações na configuração dos papeis e interesses entre as instituições e os cidadãos, sobre direitos, deveres e oportunidades frente ao que se espera para uma nação com desenvolvimento sustentável, justiça social e dignidade. A Declaração Universal de Direitos Humanos reconhece a dignidade a todos os seres humanos como fundamento da liberdade, da justiça e da paz do mundo. Como ideal, a Declaração Universal propõe que todas as pessoas e órgãos da sociedade promovam, por meio do ensino e da educação, o respeito dos direitos e liberdades universais.

À educação neste cenário, o que se espera é encarar, contribuir e vencer esses novos desafios. Como diz Paulo Freire - é preciso que a pedagogia seja entendida como a teoria que implique os fins e os meios da ação educativa. Desta forma, o projeto Universidade Aberta é dirigido aos estudantes da educação básica, professores, familiares, comunidade externa e interna, possibilitando um universo reflexivo, artístico, participativo e integrador, promovendo um amplo diálogo sobre o tema em seus eixos temáticos.

OS EIXOS TEMÁTICOS

A partir do tema foram considerados alguns olhares; estruturados de forma a contemplar - na medida do possível - as reflexões, os questionamentos e as propostas surgidas no âmbito do Grupo de Trabalho interdisciplinar que forma a comissão organizadora. São eles: "Os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos - avanços e desafios"; "Modernidade líquida, Capital improdutivo e Desigualdade"; "Casa Grande e Senzala - da literatura à organização social brasileira na contemporaneidade."

EIXO I - Os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos - avanços e desafios.

Propõe discutir pelas distintas áreas do conhecimento os avanços e desafios civilizatórios desde a proclamação e adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 10 de dezembro de 1948, que em 2018 são celebrados os seus 70 anos e que tem por objetivo comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, que cada indivíduo e cada órgão da sociedade se esforcem através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.

EIXO II - Sociedade líquida, Capital improdutivo e os Direitos Cerceados.

Neste período desde a DUDH, a sociedade global enfrentou transformações sociais, econômicas e políticas que provocaram o ingresso da humanidade numa nova etapa do processo civilizatório em que os direitos humanos discutidos na sociedade atual passam necessariamente pelos novos dinamismos que configuram as relações sociais.

No plano Econômico: A globalização dos mercados e o capital improdutivo pelo controle do sistema financeiro marcam a forma competitiva na economia internacional que eleva dramaticamente os níveis de produtividade e qualidade na produção de bens e serviços, o que acarreta um elevado custo social, que é pago, principalmente, pelos mais pobres. A riqueza do mundo no atual contexto é capturada pelos interesses financeiros e esta concentração do capital mundial pelas instituições financeiras não cria novas tecnologias nem gera novos empregos, o sistema em curso esteriliza a riqueza produzida pela sociedade e ainda sequestra as democracias, as economias, e as decisões dos poderes públicos para possibilitar formas justas e sustentáveis ao desenvolvimento.

No plano tecnológico: O ingresso na era pós-industrial proporciona um aumento crescente da produção, mas que não corresponde ao aumento, senão a crescente redução, dos empregos e oportunidades aos cidadãos, substituídos por automações diversas.

No plano sociocultural: Uma crise de valores sem precedentes marca a chamada pós-modernidade onde o comportamento de massa é orientado pela busca do prazer imediato e o consumismo, características emblemáticas desses novos tempos, assim como, a liquidez das relações sociais, que traz a inconstância e incerteza pela falta de pontos de referência socialmente estabelecidos e generalizadores. Hoje, estas relações são mediadas no campo tecnológico, a partir das redes sociais e por individualismos líquidos, alimentadas e influenciadas pelos interesses das instituições de poder e os meios de comunicação.

EIXO III - Casa Grande & Senzala - da literatura à organização social brasileira na contemporaneidade.

Propõe uma imersão na clássica obra de Gilberto Freyre, o maior clássico da sociologia brasileira e um dos grandes livros desta ciência em nível mundial. Casa Grande & Senzala foi uma obra de elevada importância para esclarecer as características da formação do povo brasileiro e exaltar a contribuição das três raças que formaram nosso caráter, a importância do indígena e principalmente do negro no desenvolvimento racial e cultural no Brasil, com o povo português, bem pouco branco para os padrões europeus daquele período, já bastante miscigenado graças às suas relações com árabes e judeus ao longo dos séculos. A obra que representa o gênio criativo do brasileiro em sua formação, com todas as qualidades e seus vícios, e apresenta que, apesar desta complexa miscigenação, foi a escravidão e sua mentalidade que nos deixou o legado de muitos dos nossos problemas atuais, e ao discuti-la no âmbito dos Direitos Humanos Universais permite grandes contribuições para a valorização, entendimento e respeito por nossas identidades.

JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, por meio do PROEDUC - Programa de Integração Universidade-Educação Básica realizará neste ano de 2018 mais um evento Universidade Aberta, voltado aos estudantes do ensino básico, professores, familiares, comunidade externa e interna (estudantes, professores e funcionários da USCS) que enfocará os estudos sobre o tema e os seus desdobramentos. A ideia surge da necessidade de dar acesso às comunidades internas e externas a um universo reflexivo e participativo, que possibilitará um amplo diálogo sobre o tema em seus eixos temáticos.

O papel da Universidade no que se refere à construção e difusão de conhecimentos tem se transformado nas últimas décadas em espaços significativos da produção e disseminação da cultura. Além de se constituir no "locus" de reflexão, experimentação e sistematização por excelência, às IES têm sido demandadas novas posturas e atitudes.

O diálogo e interação com a sociedade tem se mostrado não apenas oportuno e producente como também imprescindível, no sentido da instalação não de um território cultural (com suas fronteiras e limites exercendo um papel delimitador de exclusões, muito mais do que de identidades), mas sim um espaço cultural que, por suas características de permeabilidade e interação, propicia que a sociedade participe não apenas indicando demandas e expectativas, mas também a construção de novas visões e caminhos pela qual a sociedade acadêmica e comunitária constroem novos referenciais do conhecimento.

A proposta busca contemplar a abertura para a proposição de atividades elencadas no âmbito do projeto para estudiosos, pesquisadores e sociedade civil, capaz de contribuir com os seus multisaberes acerca de uma reflexão que promova a transformação social no cotidiano das relações pessoal e institucional.

Por outro lado, a proximidade com os estudantes e professores das escolas da região permite que a sociedade usufrua desses conhecimentos e saberes que não são oriundos apenas do ambiente universitário; nesse contexto, entende-se o "locus acadêmico" não apenas como construtor e difusor de conhecimentos, mas essencialmente como articulador e multiplicador de novos saberes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COSTA, ACG. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador: Fundação Odebrecht, 2000

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris. 10 dez. 1948. Disponível em: http://www.onu.org.br/img/2014/09/DUDH.pdf. Acesso em 22/01/2018.

DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo: Por que oito famílias tem mais riqueza do que a metade da população do mundo? São Paulo: Autonomia Literária, 2017

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. 49 ed. São Paulo: Global, 2004. [Apresentação de Fernando Henrique Cardoso].


PARTICIPE COM A SUA ESCOLA (de 21 a 26 de maio)

A partir desta apresentação esperamos contar com a participação de sua escola, professores e estudantes e integrarmo-nos na construção coletiva desta já consolidada atividade.

A participação de sua escola pode ocorrer por meio do agendamento antecipado de grupos de estudantes nas atividades que compõem a programação. Esta atividade é de entrada franca com classificação livre.

Oferecemos transporte para grupos mediante o prévio agendamento. As vagas são limitadas.

Contamos com a sua participação e nos dispomos ao esclarecimento de eventuais dúvidas ou mais informações;

Comissão Organizadora - Universidade Aberta
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
universidade.aberta@adm.uscs.edu.br
(55 11) 4239-3244

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Erike Busoni

Ator, diretor, iluminador e agente cultural

Estudou na Fundação das Artes - 1991
Estudou Teatro Escola Célia Helena - 1995
Estudou Assistência de Direção na Academia Internacional de Cinema - 2016

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem